Como alavancar sua micro e pequena empresa?

O sonho de quase todo empreendedor que tem uma micro e pequena empresa é ver o negócio crescer e se tornar referência no mercado em que atua. Você é um desses empreendedores empenhados? Ótimo! É para você que fiz esse artigo, onde vou mostrar algumas formas de alavancar a empresa e conquistar o tão desejado sucesso. Vamos lá!

Aprenda com os concorrentes

Se engana quem pensa que observar a concorrência não serve para nada. Eu mesmo já aprendi muito por observar como alguns competidores resolviam problemas parecidos com os meus, e pude até inovar com base nisso. Mas tenha cuidado para não se tornar um mero imitador de tudo o que outros fazem. O ideal mesmo é ver o que eles estão fazendo certo e errado, buscar entender o porquê e agir a partir daí.

Não tenha medo de fazer mudanças

É natural que você perceba erros na maneira como está conduzindo a empresa, e não deve ter medo de mudar sempre que necessário.É claro que a solução não é sair por aí mudando tudo. Tenha o cuidado de pensar na solução que usará, a fim de garantir que a mudança tenha efeito. Um dos fatores que mais exige mudanças é no uso da tecnologia, principalmente com o avanço das soluções em nuvem, que facilitam muito a vida das pequenas empresas.

Explore seus pontos fortes

Eu bem que gostaria de ser, mas como não sou perfeito, costumo explorar meus pontos fortes na gestão do negócio. Não há motivos para deixar de usar o que você tem de melhor para alavancar os negócios. Saber quais são suas maiores habilidades e se concentrar nelas é muito melhor do que se concentrar no que não consegue fazer.

Trabalhe seus pontos fracos

Explorar os pontos fortes não significa ignorar as falhas, muito pelo contrário: trabalhe seus defeitos para que eles se tornem cada vez menores e você seja um profissional mais completo com o tempo. À medida que a empresa aumentar, espalhe essa filosofia entre todos os colaboradores, para que ela se mantenha sempre forte.

Coloque seus valores na mesa

Uma das maiores falhas de empreendedores iniciantes é ignorar valores pessoais em favor de resultados financeiros, achando que com o tempo isso não será mais necessário. Os valores iniciais são os que se manterão na empresa, por isso carregue seus valores desde o início, mesmo que isso possa lhe custar alguns resultados a princípio.

Tenha objetivos claros

Sem objetivos bem definidos e compartilhados com todos na empresa será virtualmente impossível alavancar os negócios. Trabalhar sem alvos claros é como fazer uma viagem para lugar nenhum. Por outro lado, por compartilhar com todos a visão do que o negócio deve se tornar, o foco será todo voltado para torná-la realidade. O segredo é não pensar que por se tratar de uma micro e pequena empresa há muitas restrições ou limites. Muito pelo contrário, por tomar essas atitudes listadas no dia a dia, você com certeza vai conseguir alavancar os negócios para outro patamar e colher os frutos de um trabalho bem-feito.

Fonte: http://www.guiaempreendedor.com

+ NOTÍCIAS

Receba informações sobre a ABRAMPE

2017 ©. ABRAMPE - Todos os direitos reservados
Fale com a ABRAMPE